Sinto-me ofendido pelo Porto Canal.



Voas. Diria eu aki no puorto. 

Com orgulho regateiro  vamos lá desancar nesta ofensa regional.
Estava eu em casa, quando por magia a minha TV cabo foi ampliada, ganhei novos canais. Muita treta inútil e insípida apareceu, mas o que eu mais ansiava era poder-me associar a uma ideia com tanto potencial como o Porto canal. Fiquei feliz por tê-lo, um orgulho regional, e uma oportunidade para viver mais a cidade. 
Mal tive a oportunidade de mudar, para aquele sítio distante da grelha da TV cabo, dei por mim num exercício quase conteptual a pensar no brilhantismo do programa que assistia, um vídeo da viagem de metro. Uau! pensei. É GDG passar um vídeo destes como final de programação, afinal vemos já alguma cidade... interessante... Com uma curiosidade fulminante decidi conhecer melhor este canal.
Dedicando algum tempo à descoberta deste canal tripeiro, vejo o pior programa alguma vez inventado, que consistia em 3 marretas quase jarretas a comentar sms enviadas por gente como eu, e que mal lhes toca a cabeça conseguem contruir uma bela resposta de mão na anca, onde só eles riem. Pensava eu que tinha encontrado um ponto negro no canal, mas não ficou por ali.
Entretanto nesses meus zappings de curiosidade aparece um tal pequeno Ricardo, com entrevistas tipo Herman a pessoas que interesse não têm nenhum; um outro senhor com pronuncia carregada, com visitas guiadas às churrasqueiras da Nação Portuense; Vi também um episódio estranhissimo de dois jovens a acordar e falar de coisas totalmente disparatadas. E como cereja no topo do bolo, um pobre rapaz anafado, num cenário de bairro social, mostra vídeos do YouTube mas fazendo comentários por cima.... tudo péssimo.
A minha decepção já estava consolidada.
Mas depois disso tudo... aparece brilhantemente um menino do Big Brother, com vontade de ser músico a dizer um top que não sabemos quem inventou, falando por cima das musicas, ou então dizendo disparates em vez dos nomes (muito funny sr. bb). Eles derretem-se com música (tipo adolescentes) esses malucos regionais. Há também um programa, tipo aquário, onde o apresentador apresenta, filma, toca, dança e curte num desenfreado ensaio de banda na garagem, onde ainda estão a escolher os elementos, a aprender a tocar e alguns mesmo a aprender a falar.
Quando conheço gente da nossa Capital, infelizmente eles têm uma ideia do Porto, como uma cidade de bimbos. Agora entendo, se por acaso alguém que perceba a língua vir este canal vai morrer de medo, susto, fome e tédio e de certeza que não irá ter uma boa opinião sobre esta cidade que é mais do que trocar os B pelos V, que o bolhão e aventais, que churrasqueiras, e apresentadores a lutar ou a evidenciar pronuncias.
Afinal quem é o "dono" deste canal? Mas porquê? Faça alguma coisa, por favor. Não mostrem o Porto como se fosse um arredor... despromover uma cidade, a uma pequena vila do interior não funciona.

Ser Portuense é ter bom gosto, calma, melancolia, maturidade, cultura e património... 

P.S. Se por acaso navegarem por esse canal, vão ter uma semana de risos (vão-se rir deles), uma semana de curiosidade (procurando alguma coisa que se aproveite) e por fim uma vida de ódio. Pobres 15 telespectadores assegurados, que terão na cabeça?


1 comentário:

Keyser Soze disse...

Deixa lá isso...Se acontecer ao Porto Canal o que sucedeu com a NTV não estarão no ar durante muito mais tempo...