Só no ano de 2008, de Janeiro a Abril, o preço dos combustíveis já foi alterado 17 vezes, 3 das quais para reduzir. Como todos sabemos, o Governo cobra 21% de IVA sobre o preço da gasolina. Se o preço dos combustíveis aumentar, o Estado irá, por sua vez, ganhar mais, certo? Isto é, se a gasolina passar de 1,4€ para 1,5€/litro, o governo ganhará, teoricamente, 0,21€ [(1,5-1,4)*0,21] por litro de gasolina. No entanto existe um debate aceso sobre se o ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos) é, ou não, um valor fixo. Em caso afirmativo, o Estado ganhará sempre o mesmo (cerca de 70%, ou seja, em 10€ de combustível, 7€ revertem directamente para o Estado), independentemente da variação do preço da gasolina. Este é apontado como o cenário mais provável, o que me suscita algumas dúvidas: se nós não estamos a beneficiar, se o Estado não está a beneficiar.. será mesmo uma consequência do mau uso que fazemos do nosso mundo? Ou serão, uma vez mais, os EUA responsáveis?
No caso de ser um valor variável, há quem defenda a regulação dos preços através duma descida do ISP, em detrimento do IVA. No entanto, isto é uma situação que afecta única e exclusivamente o Estado. Ora vejamos, se o dinheiro não é elástico e se eu gasto mais em gasolina do que gastava anteriormente, a consequência directa é um menor poder de compra, ou seja, não ter recursos para comprar todas as outras coisas que compraria se o preço não tivesse aumentado. Então, em que é que a descida do ISP nos poderá ajudar a reverter a situação? Servirá apenas para o Estado apresentar como prova do seu não-ganho-extraordinário no que se refere a este aumento desmesurado? A prova provada é que, retirados os impostos, o crude custa diferentemente nos vários países, numa diferença considerável. Isto deve-se, também, ao facto de vários Países terem comprado crude antecipadamente, como se de uma forma banal de prever o futuro se tratasse. Tomando esta iniciativa, estes Países estão hoje a pagar muito menos por barril do que Portugal. Existe, então, racionalidade em vender um produto mais barato que o seu preço de mercado? Compensará por o preço mais barato, tendo margens mais baixas, por forma a vender 20 ou 30 vezes mais? Tomem como exemplo a Espanha que tem Portugueses a encher não só os depósitos mas também as caixas registadoras dos nuestros hermanos. Mas então, eu pergunto-me, porque não aprender "com os mais velhos"? Comprar crude é como comprar... feijão em lata. Não se estraga. E no que respeita ao crude, é possível fazer-se a "reserva" e ir buscar depois. Isto quer dizer que não há qualquer problema no "armazenamento" do artigo em questão nem no seu prazo de validade. Portanto, eu pergunto-me, mais uma vez, porque não comprar antecipadamente? Não pouparíamos muito mais? Compreendo, talvez, que mais cedo ou mais tarde se acabasse o "bem bom", e que aquando da reposição de stock a subida de preços fosse muito mais sentida, mas.. Não seria melhor? Não seria muito mais fácil de explicar ao comum mortal o porquê do aumento? Não sei o que pensar.. Só sei que quando um ministro de economia pergunta ao sector energético como está a ser formado o preço de venda ao público dos combustíveis, estamos falados.
Estamos entregues à bicharada...
P.S: Sr. Crude, é favor adicionar-me no Messenger, porque temos coisas para falar. Isto assim não pode ser. Toda a gente sabe que o crude está para a gasolina como a batata está para o puré... Como é que vamos fazer omeletes/omoletes sem ovos?
Preço dos Combustíveis: Embuste?
Etiquetas: combustíveis aumento preço gasolina
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I feel for you...
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