AmpLive - Rainydayz Remixes


Segundo a Wikipédia, "Remix é sinónimo de remisturar. Remix é o nome dado a uma música modificada por outra pessoa ou pelo próprio produtor. Essa modificação, na maioria dos casos, é feita por um DJ (...). (O) Remix deve obrigatóriamente ter a permissão do autor original, caso contrário será uma cópia modificada não autorizada, ou seja, um Bootleg".

AmpLive é um produtor de Rap/Hip-Hop, nascido e sediado na Califórnia, que remisturou 8 dos 10 temas que compõem o último álbum dos Radiohead "In Rainbows" compilando-os num EP. Até aqui tudo normal, mas ao que parece AmpLive terá dado a entender, na sua página oficial, que Thom Yorke e Cia. teriam não só autorizado essas remisturas e colaborado no projecto como também indiciava que o EP seria comercializado pela loja on-line da banda inglesa, a w.a.s.t.e. Mas tudo isto não passou de pura ilusão (ou delírio?) do produtor pois nem os membros dos Radiohead nem os seus managers tinham qualquer conhecimento da situação, o que desde logo preconizava uma clara violação dos direitos de autor, e transformava os remixes em meros bootlegs. Contudo, e após conversações entre AmpLive e os Radiohead, foi permitido o lançamento oficial on-line do EP "Rainydayz Remixes" através da página no MySpace de AmpLive mas, desde logo, com algumas condições: desde logo, o download do EP teria que ser gratuito e, para além disso, AmpLive teria que desfazer o equívoco por ele criado e esclarecer que a banda não teve nenhuma participação activa na elaboração da obra (vide a título de curiosidade na contra-capa do EP que postei acima, no canto inferior direito o desmentido). Quanto à música aí contida pode ser classificada como um cruzamento entre dois géneros antagónicos, o da música negra urbana e o da música alternativa britânica. O beat Hip-Hop domina a sonoridade, como seria de esperar, mas as soluções propostas por AmpLive são abrangentes, se bem que o EP padece de alguns desequilibrios. Destaque óbvio, no meu entender, para os temas "15 Stepz" com uns vocais em tom bluesy, "All I Need RMX" com um trompete (bem) samplado e "Nudez" com os dois MC's convidados a destacarem-se. Nas restantes remisturas disponíveis algumas cumprem bem o seu papel e outras nem por isso. Mas bem vistas as coisas, e como o download é gratuito e legal, não será nenhum exagero considerar o EP como sendo bastante recomendável. Algo a ouvir, sem preconceitos.

Para descarregar o EP "Rainydayz Remixes" clicar aqui.

P.S: Este foi o post nº 800 no Genial de Génio.

3 comentários:

Bropchokita disse...

...com todos os preconceitos. É um bocado mau esta cena.

Katz disse...

Discordo bropchokita. É melhor a crítica que o album, mas como foi apontado, um ou outro tema safam-se bastante bem..

Bropchokita disse...

Só não entendo o porquê destas remixes, para além da promoção óbvia. Sem nada contra, que venham mais, este EP em específico é que não convence.